27 março 2013

13 Dúvidas comuns de quem mora com Gatos (Parte 2)


E continuando a matéria do site Casa.com.br, com respostas do zootecnista Alexandre Rossi, temos as outras 6 dúvidas comuns de de quem mora com Gatos. Se você não viu a primeira parte dessa matéria, clique aqui para ver.

8. Meu Gato costuma usar a casa do vizinho como banheiro. Como posso impedi-lo?
O ideal é evitar que o gato vá à casa do vizinho. Assim você corre menos risco de que ele seja atacado por um cão ou até envenenado. Para isso, coloque telas nas janelas de sua casa. Se puder contar com a ajuda do vizinho, há dois bons truques. Peça a ele que borrife água no gato no momento em que ele estiver cometendo o delito. Mas, se o alvo do bichano for um jardim, a saída é colocar telas de arame encostadas na grama ou na terra dos vasos de plantas. Isso o impedirá de cavar para esconder os excrementos e ele rapidamente perderá o hábito de usar o local. Atenção: o gato também pode urinar ou defecar como forma de demarcar o território. Nesse caso, o mais indicado é a castração.

9. Tenho Gatos e estou grávida. Que medidas devo tomara para que ele não estranhe o bebê?
O melhor caminho é implementar mudanças na rotina antes da chegada do bebê, já que a maioria dos gatos fica estressada com alterações repentinas no cotidiano e desconhecidos. Por isso, habitue seu bichano gradualmente. Por exemplo: se não quiser que ele entre no quarto da criança, proíba o acesso desde já. Após o nascimento, procure associar os momentos de convívio entre os dois a coisas prazerosas para o felino, oferecendo petiscos e carinho. É um truque que pode ser praticado não apenas por você como também por quem estiver por perto. Aos poucos, seu gato vai passar a adorar a companhia do novo membro da família.

10. Meu Gato bagunça os vasos de plantas. Como evitar esse comportamento?
O gato age assim com a intenção de mastigar as folhas, cavar para fazer suas necessidades ou apenas brincar. Uma saída é redirecionar esse comportamento. Ofereça a ele brinquedos e disponibilize caixas higiênicas em vários cantos da casa – experimente diferentes locais e materiais para descobrir os que mais agradam. Se possível, tire as plantas de onde ele prefere ficar. Para conter a bagunça, borrife água no focinho no momento exato da ação. Proteger a terra do vaso com uma tela de arame também funciona. Outra dica é espirrar na vegetação produtos de sabor amargo, vendidos em pet shops. Mas lembre-se de testar o líquido em um galho, pois ele pode ser nocivo à espécie.

11. Meu Gato se lambe compulsivamente e arranca os próprios pelos sempre que limpamos a casa ou mudamos os móveis de lugar. Porque ele faz isso?
Gatos são obcecados por controle de território. Os mais estressados podem ficar desesperados quando a configuração do lugar onde vivem é alterada, mesmo que provisoriamente. E esse estresse desencadeia comportamentos compulsivos. Por isso, os felinos sensíveis devem ganhar um canto em que possam ficar durante a limpeza dos outros locais da casa. Outra saída é recorrer aos feromônios, odores artificiais calmantes, vendidos em pet shops. Dica: depois de uma faxina, brinque com o felino em cima do tapete ou esfregue as suas mãos nos objetos e móveis da casa. Isso ajuda o gato a não estranhar o que foi limpo.

12. Meu Gato mia e arranha a porta do meu quarto de madrugada, insistindo para entrar. Como impedi-lo?
Alguns gatos querem atenção constante dos donos. Para evitar que o seu acorde você à noite, use o aspirador de pó. Posicione o aparelho, pronto para funcionar, no local onde ele costuma miar (deixe só o fio dentro do quarto). Quando o felino começar a fazer barulho, ligue o equipamento na tomada. O ruído e o vento causarão desconforto no bichano, que abandonará o hábito. Mas, se ele estiver dentro do cômodo pedindo para sair, a dica é usar um spray de água. Toda vez que ele arranhar a porta, dê uma borrifada. Também é importante que você recompense com petiscos sempre que o bicho se comportar direitinho.

13. Tenho um cão e quero adotar um gato. Como conseguir que eles convivam bem?
O segredo é aproximá-los aos poucos. Reserve uma área na qual o gato se sinta seguro. No primeiro contato, mantenha o cão na coleira e o felino numa caixa de transporte. Ofereça petiscos aos dois, associando o momento a algo prazeroso. Quando o bichano começar a brincar na presença do cão, é sinal de que relaxou. O próximo passo é soltá-lo. Faça isso com o cachorro na coleira e num cômodo pequeno, o que diminui a chance de uma possível perseguição. Repita o exercício várias vezes e lance mão do borrifador de água para inibir o gato caso ele tente atacar o cão. Se o contrário acontecer, dê um puxão na guia. Quando ambos estiverem confortáveis, alongue a coleira do cão. Só suspenda a supervisão quando a convivência estiver tranquila.


Muitíssimas dicas depois, e chegamos ao fim da segunda e última parte da matéria. Achei incríveis essas dicas, e tenho certeza que vai quebrar um galho pra um monte de gente aqui não é mesmo?


Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.