25 março 2013

13 Dúvidas comuns de quem mora com Gatos (Parte 1)


Eu estava perambulando por alguns sites, quando encontrei uma matéria super interessante no Casa.com.br. A matéria mostrava 13 dúvidas comuns de quem mora com gatos, e as respostas eram do zootecnista Alexandre Rossi. Para não ficar muito cansativo, irei dividir a matéria em 2 partes. Eis a primeira parte com 7 perguntas e respostas:

1. Tenho um Gato e quero adotar outro. Como fazer para que os dois fiquem amigos?


Nos primeiros contatos, mantenha o recém-chegado numa caixa de transporte à qual ele esteja acostumado. Se o veterano se aproximar demais ou parecer prestes a atacar, borrife água nele com um spray. Durante esse exercício, que pode ser feito várias vezes ao dia, proporcione momentos agradáveis a ambos. Um ótimo truque é oferecer petiscos saborosos. Se aceitarem, brinque e faça carinho nos dois. Logo, eles associarão boas lembranças à presença um do outro. Quando você perceber que já estão se alimentando próximos e calmamente, é hora de liberá-los. Mas atenção: só deixe os bichanos sozinhos depois de um bom tempo de convivência juntos e sem brigas!

2. O que fazer para que meu Gato pare de arranhar tecidos e móveis?

Eles arranham para brincar, afiar as garras e se comunicar. Em vez de eliminar esse hábito, disponibilize locais, como arranhadores, em que ele possa exibir seu comportamento sem fazer estragos. Vale tornar a área que ele unha desagradável com fitas adesivas dupla face. Outro truque é espirrar água na cara do bichano na hora da ação. Se nada disso adiantar, coloque ao redor do sofá um fio de náilon amarrado a um objeto barulhento, como uma tampa de panela. Ele levará um pequeno susto sempre que atacar a peça e desistirá com o tempo. Para garantir a eficácia do processo, ofereça um arranhador e agrade-o quando estiver agindo certo. Há quem diga que o dono pode até arranhar um pouco para que o gato aprenda por observação.

3. Toda vez que vai ao veterinário, meu Gato fica agressivo e é um sacrifício tirá-lo de casa. Como deixá-lo menos apavorado?

Seu gato já relaciona a movimentação de saída à lembrança da clínica, território fora de seu controle. Só o fato de ser colocado na caixa de transporte é capaz de deixá-lo arisco. Acostume-o a esse processo aos poucos: comece a alimentá-lo dentro da caixa e dê petiscos sempre que ele entrar ali sozinho. Depois, encene a saída para a consulta e quando o bichano estiver na caixa, passe a oferecer a guloseima com a porta fechada. Na próxima etapa, ande com ele dentro da caixa e recompense-o. Outra dica: associe espaços novos a algo bom, oferecendo o que ele gosta de comer em lugares fora de casa.

4. Como fazer para que meu Gato não estranhe a mudança de casa?

Diante de um lugar desconhecido, o gato se sente assustado e, por isso, pode fugir ou ficar agressivo. Para evitar o problema, o truque é prendê-lo em um único cômodo. Só depois que estiver adaptado a esse espaço, deve ter acesso ao resto da casa. Prepare o ambiente com todos os acessórios, da ração ao arranhador, e posicione a cama e as vasilhas de água e de comida do lado oposto ao da caixa de areia. O gato deve permanecer nesse local até voltar a se comportar normalmente: deixar o dono fazer carinho, brincar, comer e dormir bem. Lembre-se de que o local provisório tem de continuar acessível, caso o bichano fique inseguro.

5. Como tornar o Gato mais amigável com as visitas?

O truque é associar a presença das pessoas a algo que o gato adora. Encha-o de carinhos e dê um petisco sempre que uma visita chegar. Guarde a guloseima mais gostosa para essas ocasiões e, no início, ofereça-a bem de seu esconderijo e deixe-o comer tranquilamente  Assim que virar um costume, ponha o alimento um pouco mais afastado, estimulando o felino a sair parcialmente do local. Aos poucos,coloque os pedaços de petiscos mais perto das visitas. Com o tempo, o bichano pedirá o alimento toda vez que chegar alguém. No começo, peça para a visita não se aproximar do gato e procurar ignorá-lo totalmente. Qualquer movimento que pareça assustador, ou mesmo a tentativa de agarrar o bichano, pode colocar tudo a perder.

6. Volta e meia, meu Gato resolve sair para a rua. Tenho receio que ele fuja. Como mantê-lo em casa sem estressá-lo?

Gatos são curiosos e os mais ativos adoram explorar territórios diferentes e procurar parceiros fora. Esse comportamento é amenizado com a castração. Mas é importante oferecer uma contrapartida. Faça adaptações em sua casa para que ele possa manifestar seus instintos. Exemplos: permita que ele tenha passagem livre em pelo menos dois cômodos e crie esconderijos e obstáculos estimulantes, como prateleiras na parede. Arranhadores e brinquedos aqui e ali também tornam o ambiente atraente, proporcionando uma vida mais saudável e feliz para seu amigo.

7. Tenho dois Gatos que brigam demais. Como resolver isso?

Às vezes, por instinto, os gatos entram em pé de guerra e disputam alimento e espaço. Quando a briga começa, é melhor separar os bichanos e reaproximá-los aos poucos. Para deixar os dois juntos outra vez, coloque o menos corajoso dentro de uma caixa de transporte e repreenda qualquer intenção de ataque do mais agressivo com um spray de água. Durante esse processo, que pode durar semanas, solte os felinos apenas quando eles conseguirem se alimentar no mesmo espaço. Só os deixe sozinhos depois de ficarem juntos várias vezes sem brigas.Truque infalível: sirva guloseimas apetitosas e associe o treino a momentos de prazer.


Tantas e tantas respostas depois, e chegamos ao fim da primeira parte. Mas é bom saber que essas são dicas ótimas para a resposta de alguns problemas que você não sabia resolver. Pelo menos até agora não é mesmo?

Lembre-se que todos os créditos dessa postagem vão para o site Casa.com.br e para o zootecnista Alexandre Rossi.
Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.