05 novembro 2012

Gatos e Toxoplasmose

Há alguns dias, eu estava conversando com minha tia, e como ela está grávida, ela estava contando que o seu médico a recomendou que ficasse longe de gatos durante a gravidez. Mas porque? Tudo por causa da famosa Toxoplasmose, que é causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii. E o envolvimento dos gatos com esse assunto é grande, pois os bichanos são um dos animais que podem ser hospedeiros desse protozoário que causa problemas no feto à grávida que tem contato com essa doença. Mas para deixar você calmo (e minha tia também), essa doença só é transmitida por menos de 1% da população de gatos no mundo. 

A transmissão da doença  ocorre a partir das fazes do animal, não havendo outra forma de contágio. A coisa ocorre da seguinte forma: o bichano que come ratos e pássaros com oocistos grudados nos tecidos desses animais, fica infectado, e quando elimina as fezes, junto dela vem os ovos do protozoário. Esses ovos só podem infectar uma pessoa se estiverem 'esporulados' (estourados), e esse processo só ocorre quando o oocisto fica exposto por mais ou menos dois dias em uma temperatura acima de 36º C. 

Uma das coisas boas nisso tudo é que para haver a contaminação do humano com o gato, o oocisto precisa ser ingerido, sendo que contatos com o pelo e com as fezes frescas são insuficientes para infecção. Você deve estar pensando que alguém vai precisar comer as fezes do gato para poder se infectar. Muito pelo contrário, um dos meios de infecção na maioria das vezes é a partir da ingestão de legumes recém colhidos em um pasto aberto.

Tem gente que usa o fato do gato ser transmissor dessa doença para ter motivos para o abandono, ou então mesmo para não adotar. Mas se seu gato (ou futuro gato) for bem tratado e cuidado, as chances dele contrair essa doença é quase nula. E é bom sempre lembrar que levar o bichano ao veterinário é mais que uma obrigação, para que a saúde do animal seja nota 10.
Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.