11 julho 2012

Quanto dar de comida ao gato?

Já falei das Dicas Básicas da Alimentação Felina e de Algumas Rações para seu Filhote. Mas tenho quase certeza que ficaram algumas duvidas no ar, e uma delas deve ser com relação a quantidade de comida à oferecer ao seu bichano. As informações aqui citadas podem variar de acordo com o habito alimentar de cada animal, podendo também variar de acordo com a 'energia' de seu gato. Tipo, se ele é um gato que gosta muito de brincar, fica claro que ele precisa-rá de mais nutrientes, e assim, de mais comida, mas se for um gato que é pouco ativo e passa a maior parte do tempo parado, recomenda-se que a porção seja um pouco menor, a fim de evitar uma certa obesidade. Veja abaixo a tabela com as informações necessárias para o gato filhote (pela idade), e para o adulto (pelo peso), respectivamente:

Pra quem não conhece muito de xícaras/quantidades, vou mostrar quanto vale (em colheres de sopa/chá) cada medida de ração citada nas tabelas acima. Veja:


¹/6 xícara equivale a 2 colheres de sopa + 2 colheres de chá;
¹/3 xícara equivale a 5 colheres de sopa + 1 colher de chá;
1 xícara equivale a 16 colheres de sopa;
¹/2 xícara equivale a 8 colheres de sopa;         
³/4 xícara equivale a 12 colheres de sopa;
Fonte: United States Department of Agriculture (USDA)

Estas medidas são as mesmas usadas nos livros de culinária. É claro que você não precisa-rá medir toda vez que for dar comida ao bichano, mas servi-rá de base na hora de disponibilizar a comida do animal. E como você pode ver, na tabela do Gato Adulto, quanto maior o peso do animal, menos vezes ele comerá por dia. Você precisa também estipular um horário de alimentação ao gato, ou seja, ver em que horários ele irá comer. Tipo, você deixa-rá a comida disponível de manhã e à tarde, ou então à tarde e à noite. Mas isso seguindo horários, pois você não pode-rá em um dia colocar comida de manhã e de tarde, e em outro, colocar de manhã e à noite, ou vice-versa. Pelo menos seguindo essas dicas acima, você evita-rá que seu gato fique gordo, ou pelo menos não mais gordo que o Sponge Bob.
Postado por Jansen Barros

1 comentários:

Obrigada pelas dicas!!! Têm sido valiosas para mim e Pudim, meu novo gatinho!

Aline

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.