01 março 2012

Raças de Gato #9: Bobtail Japonês e Khao Manee

Bobtail Japonês

O Bobtail Japonês não possui calda, assim como o Manx. Mas mesmo com a ausência de calda, essas duas raças não possuem ligação alguma, sendo que a "ausência" de calda no Bobtail Japonês deve-se aos genes provenientes de gatos levados da China para o Japão há cerca de 1000 anos atrás.


Nome: Bobtail Japonês.


Características: sua cauda pequena é característica da raça; podem apresentar pelo curto ou longo; são muito espertos, ativos e adoram miar; sua calda gira em torno de 10 cm e não é muito flexível; tem olhos e orelhas grandes; 

Tempo Médio de Vida: 9-10 anos.

Curiosidades: os recém-nascidos são maiores do que os de outras raças, costumam se desenvolver mais rapidamente e são mais resistentes a doenças; comprar e vender gatos no japão era ilegal nos anos de 1602, então estes gatos viviam nas ruas; essa raça é aquela pequena estátua japonesa em que o gato está sentado com a pata erguida, conhecida como “Maneki Neko”.



Khao Manee


Criadores consideram esta raça como o gato real original do Reino de Sião. A raça foi desenvolvida na Tailândia, centenas de anos atrás. Eles eram vigiados ferozmente pelos guerreiros do antigo rei tailandês Rama V (grande adorador da raça), e só poderia ser de propriedade da realeza. Nenhum gato da raça era encontrado fora da Tailândia antes de 1999. Mas isso mudou quando os primeiros gatos da raça foram enviados para os EUA, sob os cuidados de Colleen Freymuth. Colleen começou um programa de melhoramento para a Khao Manee, que ainda é uma raça rara nos EUA . A raça ainda não é reconhecida por todos os registros norte-americanos. 

Nome: Khao Manee.

Características: pelagem branca pura; corpo de tamanho médio; a cor dos olhos pode ser azul nos dois olhos ou azul em um dos olhos e uma cor diferente no outro (âmbar verde ou amarelo esverdeado); e as orelhas podem variar de médias à grandes.

Tempo Médio de Vida: 11 anos;

Curiosidades: alguns gatos da raça Khao Manee são surdos ou parcialmente surdos ; a raça é considerada rara. E por ser tão única, muitas culturas na Tailância consideram estes gatos como um amuleto de sorte; ainda na época do reinado de Rama V (como citei acima), a pena para quem roubasse esses gatos era a morte (!!!).
Postado por Jansen Barros

2 comentários:

Anônimo
:C eu amei essa fotooooooooooooooo
Anônimo
caracula !!!!!!
eu sou muito sortuda ,encontrei um gato da raça Khao Manee na rua onde moro,a veterinaria disse que deveria ter no maximo uns 2 meses,estamos com ela a 3 meses e ela e uma doçura de gatinha,adorei saber mais sobre a raça
valeu.

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.