16 março 2012

Raças de Gato #12: Persa e Vira-Lata

Eis que surgem as raças mais famosas na escolha  dos brasileiros, no, talvez último post da série de posts sobre as raças de gatos:
Persa

persa do nariz achatado
A raça mais querida, valiosa, fofa {etc} é a Persa. Pelo seu pelo abundante e sua fofura é uma raça que pode ser encontrada facilmente na casa de pessoas e em pet shops, ficando como a raça mais popular do Brasil, e talvez do Mundo. O Gato Persa, tem seu nome devido a sua origem na Pérsia. Levado para a Itália por Pietro Della Valle por volta do ano de 1700, não possuía as características atuais. Seu porte físico e sua cara eram mais parecidas com as de outros gatos, porem tinham uma longa e espessa pelagem.

Nome: Persa.

Características: pelo longo, cheio e denso; corpo de tamanho médio; nariz e orelhas pequenas; calda e patas curtas; olhos bem redondos e grandes; face achatada; hoje são reconhecidas mais de 100 cores e desenhos de pelagens nos gatos persas.

Tempo Médio de Vida: 12-15 anos.

Curiosidades: o excessivo e progressivo achatamento do nariz fez com que causasse vários problemas de saúde nos gatos da raça, e em 1993, preocupados com o problema, os criadores da raça persa começaram a evitar a procriação de persas com o nariz muito achatado; Outro problema comum na raça são problemas de parto, devido ao tamanho da cabeça do filhote. Os filhotes costumam ter problemas para passar pelo canal do parto devido a cabeça muito larga. Sendo assim o parto deve ser acompanhado de um veterinário.


Vira-Lata

Com certeza essa é a raça em maior quantidade no Brasil, pois fica na rua e na maioria dos lares brasileiros. Podemos dizer também que é a raça que recebe mais preconceito das pessoas, pelo fato da maioria desses gatos estarem nas ruas. Os gatos vira-lata são também conhecidos como gatos sem raça, pois são gatos das mais variadas características.

Nome: Vira-Lata.

Características: não existe característica propriamente dita, mas geralmente esses gatos tem pelo curto; corpo de tamanho médio; uma enorme quantidade de cores tanto para a pelagem quanto para a cor dos olhos; e tem calda e patas de tamanho médio.

Tempo Médio de Vida: 12-15 anos.

Curiosidades: há pessoas que confundem alguns gatos vira-latas com gatos de raça. 

Lembre-se, um vira-lata bem cuidado, pode ser o gato mais bonito do mundo.
Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.