27 fevereiro 2012

Raças de Gato #7: Pelo Curto Brasileiro e Himalaio

Pelo Curto Brasileiro



De todas as raças que mostrei aqui, essa é a única que é brasileira e que é reconhecida pela WCF (World Cat Federation, ou Federação Mundial de Gatos em tradução livre). Assim como ingleses e americanos transformaram gatos de rua em gatos de raça, surgindo, assim, o British Shorthair (Britânico de Pêlo Curto) e o American Shorthair (Americano de Pelo Curto), o mesmo aconteceu com o Pelo Curto brasileiro.


Nome: Pelo Curto brasileiro ou Brazilian Shorthair.

Características: pelo curto (óbvio); o tamanho do corpo é médio; a cabeça tem o tamanho médio; as orelhas são largas na base; olhos grandes e a coloração corresponde a cor da pelagem;

Tempo Médio de Vida: 10 anos. 

Curiosidades: foi criada no Brasil através do cruzamento entre as raças de pelo curto trazidas por imigrantes europeus; já foi capa dos selos dos correios; antes de ser reconhecido como raça, era na verdade, um vira-lata.

Hiamalaio

O Himalaio é um Persa especial. Não só por reunir os detalhes mais sedutores da raça à sofisticação do colorido em dégradé do Siamês, mas também por ser o única variedade não percebida como tal por muita gente - apesar de ter a cara e o corpo do Persa e de se reproduzir sem perder essa tipicidade. A questão é que a pitada de sangue Siamês que carrega acabou por causar rebuliço na criação, com reflexos presentes até hoje.


Nome: Hiamalaio.

Características: pelo longo; corpo de tamanho médio;  com tipo físico idêntico ao persa, com exceção dos olhos azuis e da coloração da pelagem; é gentil, calmo e adora brincar como o siamês.

Tempo Médio de Vida: 10 anos.

Curiosidades: surgiu a partir do cruzamento do gato persa com o gato siamês; devido ao cruzamento com esta raça, o himalaio costuma ser mais ativo do que o persa; 
Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.