11 fevereiro 2012

Raças de Gato #1: Abissínio e Exótico

Ao longo dos dias, vou seguir com vários posts para apresentar a vocês as diversas raças de gatos existentes. Mostrando das características, às curiosidades. Vamos começar?

Abissínio


Existe muitas teorias sobre como apareceu este animal, mas o que é certo é que ele é um dos gatos mais velhos que se conhece. Um fato que ajuda nessa teoria é de que o gato abssínio lembra bastante na aparência os antigos e famosos gatos do Egito.


Nome: Abissínio.

Características: cabeça triangular com contornos arredondados, testa e crânio suavemente curvos; pescoço arqueado; focinho não pontiagudo; orelhas grandes, levemente pontiagudas; olhos ouro, verdes, cobre ou avelãs, amendoados, grandes; corpo médio, musculoso, dorso levemente arqueado; pernas finas e longas; pés ovalados e compactos; rabo longo e afilado.

Tempo Médio de Vida: 12 anos.


Curiosidades: apesar de ser uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento, ainda há controvérsia sobre a sua origem. Na aparência, os abissínios lembram os gatos do Antigo Egito.

Ainda hoje, possuem uma aparência selvagem, lembrando o felis lybica, o ancestral africano de todos os gatos domésticos. Em alguns gatos da raça, a marcação da pelagem, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem rajada.


Exótico



Acredita-se que com o passar dos anos, o gato exótico será mais popular do que a raça persa, por ter um certo charme e ser praticamente o gato dos sonhos com suas caraterísticas ideias. Seu pelo é tão característico, que dá a ele uma aparência fofa, como a de um urso de pelúcia. E sua variedade de cores é imensa, num total de até 95 variações.


Nome: Exótico.

Características: os olhos do exótico são grandes, redondos, de cor brilhante, e cheios. São nivelados e distantes entre si, tornando sua expressão muito doce. É um gato de tamanho grande, muito parecido com o persa, mas de pêlo curto.

Tempo Médio de Vida: 9 anos.


Curiosidades: temperamento calmo, praticamente não mia, é doce, pacífico e leal. São extremamente afetivos e pedem por atenção, sentando em frente ao dono e olhando-o nos olhos.  Costumam seguir o dono de um cômodo a outro da casa, apenas para estar junto. O macho geralmente é mais afetuoso do que a fêmea e sua maturidade é mais tardia do que outras raças. E o melhor de tudo é que sua pelagem não exige muito trabalho na hora dos cuidados.
Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.